terça-feira, 26 de julho de 2011

International Surfing Day vai invadir as praias e ondas do mundo inteiro uma vez

19 de junho de 2011

No domingo, junho 19, milhares de pessoas vão celebrar juntas o dia internacional do surf surfando em torno do mundo. Se você quer provar os prazeres de surfar, escolha seu destino para surfar.



Este dia livre é a oportunidade ideal para um novo público descobrir o fabuloso mundo das ondas e do surfe, compartilhar a nossa paixão por este esporte, sensibilizar os participantes à delicada beleza de nosso ambiente e mostrar os valores de solidariedade aos quais os surfistas são muito apegados.

Organizado por EuroSIMA (associação européia dos fabricantes da indústria de Boardsports) na parceria com as organizações ambientais: Fundação Europa de Surfrider (organização dedicado à proteção do meio ambiente), de SAS (surfistas de encontro à água de esgoto) e do FES (Federação Européia de Surf) a promessa do evento de ser um grande sucesso novamente.

Cada ano, um artista é selecionado representar o International Surfing Day – ISD. Para a 8a edição, Tom Veiga ilustra este evento com da “espírito do surf”. Assim, é inspirado pelas sensações e os sentimentos que o mar enrola, o calor do sol e o movimento das ondas transmitem.

Mais info:
International Surfing Day Brasil
Tom Veiga
Fonte: www.ehlas.com.br

Adaptasurf

Adaptasurf



Apresentação

O Instituto Adaptação e Surf - ADAPTSURF é uma entidade sem fins lucrativos, formada por um grupo de pessoas com os mesmos ideais, cuja missão é:

Promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza.

Nossa proposta é desenvolver e divulgar o surf adaptado para pessoas com deficiência, lutar pela preservação da Natureza e por melhorias na acessibilidade das praias.

Acreditamos que o surf pode ser uma excelente ferramenta nas questões sociais, culturais e ambientais por se tratar de um esporte saudável, democrático e de interação total com a Natureza.

O surf adaptado tem se mostrado um excelente aliado na reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência, além de seus benefícios físicos e mentais, é capaz de proporcionar momentos de conquistas e desafios. A modalidade encontra-se em desenvolvimento, ainda sem muita divulgação, no entanto já possui adeptos no mundo todo.

A participação em esporte adaptado às suas possibilidades confere ao indivíduo a oportunidade de desenvolver o seu condicionamento físico, de se dedicar a atividades de lazer, de se tornar mais ativo, de aprender habilidades para se ocupar nas horas vagas e de colher experiências positivas no grupo e no ambiente social.

O Projeto Surf Adaptado tem como objetivo a inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao fascinante mundo do surf, que além de esporte, é um estilo de vida que proporciona momentos em contato com a Natureza, além de qualidade de vida, alegria, superação e bem estar.
“O aspecto social da atividade física reflete-se sob as muitas formas de recreação que existem para os deficientes” (ADAMS, 1985).

Para desenvolver nossa interação com as ondas devemos contar com praias limpas e acessíveis a todos, com mares despoluídos e uma Natureza preservada. Nós da ADAPTSURF lutamos por um mundo melhor, atuando através de projetos ambientais, unindo esforços para conscientizar e educar sobre a importância da preservação e do equilíbrio ecológico.

Paralelamente, o Instituto Adaptação e Surf desenvolve um projeto que visa melhorar as condições de acessibilidade das praias. Com algumas mudanças no acesso às praias é possível levar qualquer pessoa ao contato com o mar, a areia e com as ondas, garantido lazer e diversão a todos sem exceção.

Visite o site: www.adaptsurf.org.br

Adaptasurf no International Surfing Day 2011.

Adaptasurf no International Surfing Day 2011.
Publicado em 22/06/2011.



Neste domingo, 19 de junho, milhares de pessoas celebraram nas praias do mundo todo a 8ª edição do International Surfing Day (ISD), evento que marca o início do verão do hemisfério norte. Organizado pela EuroSIMA (Associação Europeia dos esportes com pranchas) e apoiado pela ESF (Federação Europeia de Surf), SAS (Surfers Against Sewage) e Surfrider Foundation, o ISD promoveu 198 eventos em 33 diferentes países, com o objetivo de celebrar o lifestyle do surf.



No Rio de Janeiro, a ONG ADAPTSURF representou o surf adaptado e organizou o “ADAPTSURF DAY”, com muitas ondas surfadas durante as aulas do Projeto Surf Adaptado, sábado na Barra e domingo no Leblon. Os alunos aproveitaram as condições perfeitas de meio metro, sem vento e com muito sol para treinar as manobras nas ondas e curtir os momentos de descontração na areia.



Os surfistas também se encontraram em Itapema, Santa Catarina, onde a ASAI organizou uma sessão de surf para comunidade local, e promoveu lições de educação ambiental. Em Peruíbe, praia do litoral paulista, aconteceu o “Encontro de Stand Up Paddle Bocão Surf Shop”. Na Praia dos Diários, em Fortaleza, Ceará, foi realizada uma grande festa dedicada ao surf, com aulas de SUP, surf, longboard, e kitesurf para iniciantes.



Além do Brasil, participaram com ações na praia países como Argentina, Áustria, Austrália, Canadá, Inglaterra, França, Itália, Marrocos, Noruega, Portugal, Ilhas Reunião, Escócia, Senegal, Esolvênia, Espanha, Suiça, Holanda, Venezuela, entre outros. O cartaz do International Surfing Day, que rodou o mundo com suas ilustrações coloridas e vibrantes, foi produzido pelo designer brasileiro Tom Veiga, que trabalha como diretor de arte em Curitiba.



A idéia do ISD é criar mais uma oportunidade para um novo público descobrir o fabuloso mundo das ondas, compartilhar nossa paixão pelo surf, sensibilizar os participantes quanto à delicada beleza de nosso ambiente e difundir os valores de solidariedade aos quais os surfistas são apegados, ao menos os de verdade.

Agradecemos aos alunos e voluntários pelos momentos de alegria e confraternização nesse dia especial de comemoração ao Dia Mundial do Surf.

Fonte: www.adaptsurf.org.br